terça-feira, 22 de junho de 2010

Goleada histórica


Depois do empate a zero bolas, frente à Costa do Marfim, na partida inaugural do Grupo G, a Selecção Nacional-Clube Portugal defrontou, esta segunda-feira, a formação da Coreia do Norte.

Neste segundo encontro do Campeonato do Mundo África do Sul 2010, e graças a uma exibição de excelência e determinada, a Equipa das Quinas goleou a formação norte-coreana por 7-0.

Portugal assinou, assim, a maior goleada de sempre numa fase final de uma grande competição.

Meireles abre caminho para goleada
Num encontro, cujo início ficou marcado pelas movimentações rápidas, Portugal assumiu, desde cedo a vontade de se adiantar no marcador e, à passagem do minuto sete, Ricardo Carvalho enviou a bola ao poste, saltando mais alto que a defensiva norte-coreana, na sequência de um pontapé de canto.

Apesar da aposta lusa no ataque, a formação coreana não esmoreceu e Jong Hyok, à passagem do minuto 11, ameaçou a baliza defendida por Eduardo, com um remate de fora de área, que passou ao lado do poste esquerdo. Os comandados de Kim Jong Hun voltaram a mostrar a sua capacidade ofensiva, obrigando o guardião luso a uma bela intervenção, depois de um remate de Yong Jo, ao minuto 17.

As oportunidades de ataque foram surgindo, de forma equilibrada, para as duas equipas, no entanto foi a Equipa das Quinas que inaugurou o marcador, ao minuto 29. Raul Meireles, que surgiu isolado na área adversária, a passe de Tiago, bateu da melhor forma Myong Guk e assinou o primeiro tento luso neste Mundial.

Exibição de excelência
A segunda parte começou à semelhança do primeiro tempo, com Portugal a assinar as melhores jogadas de ataque, tendo uma delas surgido logo no primeiro minuto de jogo, com Tiago a responder da melhor forma ao passe de Ronaldo e a obrigar o guardião coreano a uma defesa no limite.

O atrevimento luso acabou por dar frutos, quando, à passagem do minuto 53, após uma jogada de perfeito entendimento entre Hugo Almeida e Raul Meireles, Simão surgiu na área e assinou o segundo golo luso. A vantagem da Equipa das Quinas não tardaria a aumentar, tendo Fábio Coentrão percorrido toda a lateral esquerda, desmarcando Hugo Almeida que, de cabeça, fez o 3-0.

Quatro minutos volvidos, foi a vez de Tiago encontrar o caminho para a baliza norte-coreana. Após desmarcação de Ronaldo, numa jogada de contra-ataque, o médio luso surgiu solto à entrada da área e rematou em força, sem hipótese de defesa para Myong Guk.

Apesar da vantagem dilatada, a formação lusa não desistiu da toada ofensiva e, após uma recuperação de bola no meio-campo de Portugal, Ronaldo rematou, fora da área, tendo a bola embatido na barra.

Aos 81 minutos, os recém entrados Duda e Liedson assinaram a jogada do quinto tento da Selecção Nacional e seis minutos volvidos, depois de uma jogada individual, o capitão luso Ronaldo fez o 6-0. Ainda antes do apito final, Tiago bisou na partida e fechou a contagem do encontro em 7-0.

FICHA DE JOGO
Campeonato do Mundo África do Sul 2010 - 2ª Jornada Grupo G
Estádio Green Point, na Cidade do Cabo

Árbitro: Pablo Pozo (Chile).
Árbitros Assistentes: Patricio Basualto e Francisco Mondria (Chile).
Quarto Árbitro: Jerome Damon (Chile).

PORTUGAL 7-0 COREIA DO NORTE (1-0, ao intervalo)

Portugal: Eduardo, Miguel, Ricardo Carvalho, Bruno Alves, Fábio Coentrão, Pedro Mendes, Tiago, Raul Meireles (Miguel Veloso, 70'), Cristiano Ronaldo - CAP, Hugo Almeida (Liedson, 77') e Simão (Duda, 74').
Suplentes não utilizados: Beto, Daniel Fernandes, Paulo Ferreira, Rolando, Danny, Pepe, Ricardo Costa, Ruben Amorim e Deco.
Treinador: Carlos Queiroz.
Golos: Raul Meireles (29'), Simão Sabrosa (53'), Hugo Almeida (56'), Tiago (60' e 89'), Liedson (81') e Cristiano Ronaldo (87').
Disciplina: Cartão amarelo a Pedro Mendes (38') e Hugo Almeida (70').

Coreia do Norte: Myong Guk, Jong Hyok (Song Chol, 75'), Jun Il, Nam Chol (Kum Il, 58'), Kwang Chon, Yun Nam, Tae Se, Yong Jo - CAP, In Guk (Yong Jun, 58'), Chol Jin e Yong Hak.
Suplentes não utilizados: Myong Gil, Myong Won, Chol Hyok, Kum Chol, Nam Chol, Chol Myong, Keang Hyok, Kyong Il e Sung Hyok.
Treinador: Kim Jong Hun.
Golos: Nada a assinalar.
Disciplina: Cartão amarelo a Chol Jin (32'), Yong Jo (47').

Sem comentários: